sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A verdadeira origem do dia de Halloween

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:


Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada
Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Cristã
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o
Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Halloween, Hoje

Fantasia de Halloween.
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra (peste bubônica), que dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.
Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 1700).


Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados.Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I.

O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras).

Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa.

Novos elementos do Halloween
A celebração do 31 de Outubro – muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas – vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos “neo pagãos”, e em alguns casos assume até mesmo o caráter de celebração satânica e ocultista.


Hollywood contribui para isso com vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade.

A ligação dessa festa com o mal e com o ocultismo se comprova também pelo fato de que na noite do 31 de outubro se realizam na Irlanda, nos Estados Unidos, no México e em muitos outros países missas negras e outras reuniões desse tipo.

Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos desses elementos. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e toda espécie de monstros horríveis, que às vezes chegam a ter conotações verdadeiramente satânicas.

Retirado desse site.

Halloween no MAB

Eu,Laura,Margareth e Juliana
A minha Laura
Que bruxinha bonitinha da vassoura de capim



terça-feira, 28 de outubro de 2008

Por favor me ajudem...

Prezados visitantes, estou fazendo uma pesquisa e preciso da opinião de vocês.
O meu blog está pesado para carregar/abrir?
Peço que deixem um comentário aqui com a resposta, a fim de resolver o problema, se este estiver acontecendo
.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

As bárbaries pelo mundo.Isso é uma vergonha!!!






Enquanto continuam os massacres em Gaza e Israel consolida sua posição de país mais detestado do planeta, deixo-os com uma foto assombrosa tirada recentemente em Hebrom, na Cisjordânia, Palestina Ocupada.

Police in India have helped about 440 children escape from illegal sweatshops in raids across the city of Mumbai.



Jayawanti, an Indian mother from the state of Gujarat, nurses her newborn. Breastfeeding exclusively for the first six months can greatly reduce the number of deaths caused by major childhood killers like acute respiratory infection and diarrhea.

Darfur é a pior crise humanitária do século 21. Not since the Rwandan genocide of 1994 has the world seen such a calculated campaign of displacement, starvation, rape and mass slaughter. Nem uma vez que o genocídio ruandês de 1994 o mundo tem visto uma tal calculado campanha de deslocamento, fome, violência e abate maciço.
The ongoing devastation has killed an estimated 400,000 and displaced over 2.5 million Sudanese since February 2003.
A contínua devastação tem um valor estimado de 400000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados sudaneses desde fevereiro de 2003.
300,000 There are an estimated three hundred thousand child soldiers around the world. Every year the number grows as more children are recruited for use in active combat.
Me desculpem pelas imagens fortes e terriveis,mas devemos saber como o nosso futuro já está comprometido senão cuidarmos de nossas crianças.Pensem nisso.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Meu ponto,que invenção

Meu ponto,que invenção
Meu ponto,que invenção

Ai vai mais uma das minhas invenções, criei esse ponto,misturando,mas sinceramente não gostei , fiz com lã fina (brilho-pinguin) e agulha grossa(7.0), quem sabe com agulha mais fina, qualquer hora testo e posto aqui,se quiserem a receita ,é só me mandar um email.

Meu casaqueto em lã com cor em camadas

Meu casaqueto em lã com cor em camadas
Meu casaqueto em lã com cor em camadas

Meu casaqueto em lã com cor em camadas
Esse casaqueto foi feito com a lã colorato, da linea Italia,agulhas 5,5.

Vejam alguns de meus projetos finalizados:
Aqui está a receita do ponto desse casaqueto.




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Para quem ainda duvida que DEUS existe.

Durante o pré-natal da mãe foi diagnosticada que o feto tinha a coluna vertebral fissurada e não sobreviveria se não fosse operado ainda no útero de sua mãe.Tinha apenas 21 semanas.
Julie Armas, a mãe do pequeno Samuel, enfermeira obstetra em Atlanta, ficou sabendo que o médico ,Dr. Joseph Bruner, que clinica no Vanderbilt University Medical Center em Nashville, poderia realizar esse tipo de procedimento cirúrgico de elevado risco em seu bebê.


Assim, procurado pelos pais do bebê, o Dr. Bruner realizou a delicada cirurgia. Durante o procedimento, o médico retirou o útero do abdomem da mãe e fez uma pequena incisão para poder operar o bebê.
Quando Dr. Bruner estava terminando a cirurgia, o bebê surpreendentemente estendeu sua pequenina mão pela incisão uterina ainda aberta e agarrou a mão do cirurgião com firmeza.


A mãe do pequeno Samuel diz que eles “choraram por dias” quando viram a foto.
Ela disse:
“A foto nos lembra que minha gravidez nada teve há ver com deficiência ou doença, mas sim com o dom de dar a vida a um pequeno ser humano.”
Samuel nasceu com perfeita saúde no dia 02/12/1999. A operação foi 100% bem sucedida.


E você ainda tem dúvida de que DEUS existe?

domingo, 19 de outubro de 2008

sábado, 18 de outubro de 2008

Roberta - Peppino di Capri

lo sai,non e' vero,che non ti voglio più.
lo so,non mi credi,non hai fiducia in me.
Roberta ascoltami,ritorna ancor ti prego.
Con teogni istanteera felicità,ma io non capivo,non t'ho saputo amar.
Roberta, perdonami,ritorna ancor vicino a me.
Roberta ascoltami,ritorna ancor ti prego.
Con teogni istanteera felicità,ma io non capivo,non t'ho saputo amar.
Ascoltami, perdonami,ritorna ancor vicino a me.
Vicino a me.


Você sabe,não é verdade,que não a quero mais.
Eu sei,não acredita em mim,não confia em mim.
Roberta escute-me,volte ainda lhe peço.
Com você cada instanteera felicidade,
mas eu não entendia,não a soube amar.
Roberta, perdoe-me,volte ainda perto de mim.
Roberta escute-me,volte ainda lhe peço.
Com você cada instante era felicidade,
mas eu não entendia,não a soube amar.
Roberta, perdoe-me,volte ainda perto de mim.
Perto de mim.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Frases para o Dia do Professor

"Sua tarefa é cuidar que o aluno aprenda. Sua glória é o aluno que sabe pensar". (Pedro Demo)

"O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência".(Amos Alcott )

" O professor é aquele que faz brotar duas idéias onde antes só havia uma". (Elbert Hubbard)

"O professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência". (Henry Adams)

“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender”.(Affonso Romano de Sant’anna)

" Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, que nos preparam também para vida, todo o nosso carinho e gratidão.
"O nosso carinho e gratidão, a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, souberam apoiar-nos em nossas dificuldades."
" Nosso agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas com asas quais abriremos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais."

"Nossa gratidão àqueles que fizeram do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência, tornando-se nossos amigos e transmitindo suas experiências que grandemente ajudaram na nossa formação".

"Mestre: Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Nosso muito obrigado àqueles que, ao nos ensinarem as lições do ofício, semearam em nós à vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.
Meu mestre e meu guia!A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem perturbou, seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente, natural como um dia mostrando tudo, meu mestre, meu coração não aprendeu a tua solenidade, meu coração não aprendeu nada e nada, meu coração está perdido.(Fernando Pessoa)


"A imortalidade de que se reveste a natureza humana Faz o homem sempre presente.Presente pela amizade que conquistou;Presente pelo exemplo que legou;Sempre presente porque “educou.”(Michel Wolle )

"Àqueles que quando deveriam ser simplesmente professores, foram mestres, nos transmitindo seus conhecimentos e experiências; que quando deveriam ser mestres foram amigos e em sua amizade nos compreenderam e nos incentivou a seguir nosso caminho, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos diante do muito que foi oferecido “.

" Professor é o sal da terra e a luz do mundo. Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência...... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe".(Cora Coralina)

"Vocês que plantaram um dia a semente do conhecimento em nós, a verão brotar e gerar, no futuro, cada vez mais plantios e proveitosas colheitas com frutos de reconhecimento e valorização pelos atos de amor e dedicação na arte de ensinar."
"Agradecer é admitir que houve um minuto em que se precisou de alguém.Agradecer é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente."

" Aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós.
"Aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras".

A vocês, o nosso simples, mas eterno obrigado.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008

Estou participando Do
Em ajuda as causas de miséria e outras lástimas que existem pelo planeta, vamos ajudar.

domingo, 12 de outubro de 2008

Dia das Crianças


A Lógica De!


Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Se você quiser tricotar para suas crianças, clique aqui.

sábado, 11 de outubro de 2008

Veja como será o rosto do seu filho (make me babies)

Acessem esse link e saibam como será o rosto de seu filho , apenas colocando uma foto sua e de seu parceiro(a)?

Pintor cria uma reunião de personalidades


Veja o trabalho incrível do artista Daniel Kogevnikovs, ao pintar Famosos do Mundo, cria uma verdadeira reunião de personalidades.

Quantas personalidades você consegue identificar? São mais de cem! O ideal é identificar pelo menos acima de 20!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ponto amarradinho

PONTO AMARRADINHO

1ªcarreira:*3tricôs, 3 meias, 3 tricôs, 3 meias*
2ªcarr: toda em ponto tricô
3ªcarr: igual a 1ªcarr.
4ªcarr: toda em ponto tricô.
5ªcarr: *3 tricôs, 1 laçada, 3 juntos, 1 laçada, 3 tricôs, 1 laçada, 3 juntos, 1 laçada*
6ªCarr:toda em tricô
7ª carreira em diante...repita a sequência desde a primeira carreira até a 6ª e assim por diante!

PONTO SEGREDO
1 Carreira : 1 p.t, * 2 laç, 2 p.j.t*, 1p.t.
Repetir sempre a 1 carreira.

BAINHA DENTE DE GATO
Fazer 2 carreiras em p.m, depois tricote: 1 carreira : *1 m,1 laç*.
2 carreira: * 1t, 2 p.j.t*.
Fazer mais 2 carreiras em p.m

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Esse ponto é lindo!

Esse ponto é lindo!
Material: agulhas 5 (ou mais grossas, para um efeito mais "solto"), lã ou linha a gosto.
Execução: Monte 90 pontos.
1.ª carr - 2 m *1 laç, 3m, 3m juntos, 3m, 1 laç, 2m*
2. ª carr - em meia.A 1,5 de comprimento total, arremate.
A receita original você encontra aqui.

Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....

Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
ponto da abelha rainha
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....

Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....
Pontos de abelhas, em tricot zzuzzzz.....

sábado, 4 de outubro de 2008

Casaquinho Cinza e Preto - Tamanho 6 meses

Casaquinho Cinza e Preto - Tamanho 6 meses


MATERIAL: PINGOUIN CRISTAL – 1 cone de cada uma das cores: 805 (m. granito) e 100 (preto); ag. para tricô PINGOUIN nº 3; ag. para crochê PINGOUIN nº 2; 2 botões.
PONTOS EMPREGADOS: Barra 1/1 – 1ª carr.: * 1 m., 1 t. * ; repetir de * a * até o final. 2ª carr. e seguintes: tric. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t. Ponto Meia – direito em m., avesso em t. Ponto Fantasia - 1ª, 3ª, 5ª, 9ª, 11ª, e 13ª carr.: em m. 2ª carr. e todas as pares: em t. 7ª carr.: 1 p. de borda * 7 m., °° 3 p. juntos em t., sem deixálos cair da ag. esquerda, trabalha-los novamente juntos em m., depois mais uma vex em t., deixar cair os p. da ag. esquerda, Fica 1 p. em relêvo e, na ag. direita, 3 p. °° * ; repetir de * a * até o final, 1 p. de borda. 15ª carr.: 1 p. de borda * 2 m., °° 3 p. juntos em t., sem deixá-los cair da ag. esquerda, trabalha-los novamente juntos em m., depois mais uma vex em t., deixar cair os p. da ag. esquerda, Fica 1 p. em relêvo e, na ag. direita, 5 p. °° * ; repetir de * a *. até o final, 1 p. de borda. Repetir sempre da 1ª à 16ª carr. Correntinha (corr.). Ponto Baixíssimo (p.bx.) – introduzir a agulha, 1 laçada, puxar o ponto e passa-lo diretamente no ponto da agulha Ponto Baixo (p.b.) – introduzir a agulha, laçada, puxar o ponto e com outra laçada rematar todos os pontos. Ponto Alto ( p.a.) – 1 laçada, introduzir a agulha e puxar o ponto, 1 laçada, rematar 2 pontos e com outra laçada rematar todos os pontos. Flor – seguir o gráfico 1. Biquinho – seguir o gráfico 2.
AMOSTRA: Um quadrado de 10 cm em p. meia = 26 p. x 32 carr.
EXECUÇÃO
Costas - Com o fio na cor preto, montar 77 p. e tric. em barra 1/1 por 2 cm. Mudar para o fio na cor m. granito e tric. em p. fantasia. A 28 cm do início, rem.
Frente Esquerda - Com o fio na cor preto, montar 53 p. e tric. e, barra 1/1 por 2 cm. Mudar para o fio m. granito e tric. no conjunto dos p. da seguinte maneira: 46 p. em p. fantasia e 7 p. em barra 1/1 (para a beirada de abotoamento). A 25 cm do início, formar o decote. Rem. à esquerda , cada 2 carr. 23 p., 5 p. e 1 p. (3 v.). A 28 cm do início, rem.
Frente Direita – Fazer como a Frente Esquerda invertendo as formações e fazendo 2 casas para botão (= 2 p. juntos em m., 1 laç.), a 3 p. da borda esquerda. Fazer a 1ª casa a 17 cm do início e a 2ª a 24 cm do início.
Mangas – Com o fio na cor preto, montar 53 p. e tric. em barra 1/1 por 2 cm. Mudar para o fio m. granito e tric. em p. fantasia. Aum. de cada lado, cada 10 carr. 1 p. (5 v.). A 18 cm do início, rem.
Flor – Com o fio na cor preto, fazer 2 flores seguindo o gráfico 1.
MODO DE ARMAR
Fechar os ombros. Para o acabamento do decote, com o fio m. granito, levantar 110 p. e tric. em barra 1/1 por 1 cm. Rem. acompanhando o p. Montar as Mangas. Fechar as Mangas e os lados. Com o fio m. granito, fazer o biquinho ao redor dos punhos, da beirada inferior e do decote, seguindo o gráfico 2. Pregar as flores sobre as casas para botão. Pregar os botões.

Receita retirada do site da pingouin.

Cachecol Ruffus

Cachecol Ruffus
Cachecol Ruffus - Tamanho 9 a 12 meses
MATERIAL: PINGOUIN SUBLIME - 1 novelo na cor 1711 (amêndoa); PINGOUIN QUARTZO - 1 novelo na cor 1178 (proteus); ag. para tricô PINGOUIN nº 5 1 /2 ; ag. para crochê PINGOUIN nº 3 1 /2.
PONTOS EMPREGADOS: Barra 1/1 - * 1 m., 1 t *. Ponto arroz duplo: 1ª carr.: * 1 t.; 1 m. *. 2ª carr. e todas as pares: tric. acompanhando os p. 3ª carr.: * 1 t.; 1 m.*. Ponto Fantasia - seguir o gráfico. Pompom em crochê - * introduzir a ag. no p. de base, puxar 1 laç.; puxar outra laç. através da laç. na ag. (alongando o p. em 5 cm *; repetir de * a *, trabalhando em espiral.
AMOSTRA: um quadrado de 10 cm p. meia, com o fio Sublime = 18 p. x 27 carr.
EXECUÇÃOCom o fio Sublime, montar 32 p. e tric. no conjunto dos p. da seguinte maneira: 10 p. em p. arroz duplo, 12 p. em p. fantasia e 10 p. em p. arroz duplo. A 100 cm do início, rem. acompanhando o p. m.
MODO DE ARMARCom o fio Quartzo, fazer as franjas em crochê nos lados menores da peça
.

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?