segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sapato e chapéu

Sapato e chapéu
Material

- Anchor Bamboolo na cor da sua preferência.- 5 agulhas de ponta dupla nº 3,5.
Sapatinhos

Ponto: direito e avesso sempre em malha de liga.

Comece pela sola do sapatinho, montando 10 malhas. Tricote 14 voltas. Corte o fio.

Acrescente 19 malhas na outra agulha, passe as 10 malhas, sem tricotar, e volte a acrescentar 19 malhas. Tricote as 48 malhas obtidas durante 5 voltas. Tricote 29 malhas, sendo que na última tricota 2 malhas em conjunto.

Vire o trabalho e tricote 10 malhas, sendo que na última tricota 2 malhas em conjunto. Vire o trabalho e tricote 10 malhas, sendo que na última tricota 2 malhas em conjunto (este trabalho destina-se a produzir a parte de cima do sapatinho).

Estas diminuições deverão continuar, mantendo sempre as 10 malhas centrais até atingir-se 19 malhas ao todo (9 malhas de cada um dos lados mais 10 malhas centrais). Por fim tricote mais 3 voltas e termine, rematando e substituindo o fio por elástico rolinho. Monte o sapatinho com pontos escondidos. Borde flores com fitas.
Chapéu

Faça uma amostra de 10 malhas por 10 voltas e veja a quantas malhas corresponde 1 cm. Meça o perímetro da cabeça do bebé e determine o número de malhas que necessita. Tenha em atenção que deverá ter um número par.
Monte as malhas distribuindo por 4 agulhas (necessita de mais uma agulha para o trabalho) e comece a trabalhar em circular sempre em liga. Faça duas voltas e na terceira volta tricote-a toda, tricotando duas malhas juntas e dando uma laça. Continue o trabalho até atingir a altura da cabeça que necessita (meça a partir da volta de mates e laças).
Comece a diminuir 1 malha em cada agulha (na última malha de cada agulha), ou seja, 4 malhas em cada volta, até ter apenas uma malha. Faça um cordão a partir dessa malha com 6 pontos de cadeia. Remate. Dobre, pela volta de mates e laças e cosa esta bainha com pontos invisíveis.
Borde flores com fitas para decorar.
Receita retirada do site.

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?