sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dicas de como evitar a obesidade infantil

Infelizmente, um número crescente de crianças se encontra acima do peso. Dados de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia mostram que, no Brasil, 15% do publico infantil é obeso. Desde cedo, meninos e meninas passam a conviver com o risco de desenvolverem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e problemas emocionais.

Os pais devem ficar em alerta e atentos com relação a alimentação de seus filhos. Abaixo, segue algumas dicas de como evitar a obesidade infantil.

1 – Seja um exemplo! Esta é a melhor forma de ajudar uma criança a ter hábitos saudáveis. Ao invés de doces, salgadinhos e bolachas, encha sua dispensa com frutas, legumes, verduras e alimentos que façam bem ao organismo.

2 – Ao invés de preparar um prato especial para o seu filho, faça com que todos na família se alimentem da mesma coisa. Desta forma, ele se sentirá mais motivado para prosseguir com o seu objetivo.

3 – Pratique atividades físicas regularmente com toda a família. Programe exercicios semanais e peça a colaboração de todos. Andar de bicicleta no parque, nadar na piscina do clube são ótimas opções de recreação.

4 – Não imponha qualquer tipo de dieta ao seu filho. Isso poderá fazer com que ele ingira uma quantidade menor de nutrientes necessária para o seu desenvolvimento. O ideal é aplicar uma reeducação alimentar.

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?