A Torre de Babel é mencionada no livro bíblico do Gênesis como uma torre enorme construída pelos descendentes de Noé, com a finalidade de tocar os céus.
Deus teria supostamente se irado com a ousadia humana, e assim fez com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo a que não se pudessem entender.
Sendo assim, quando um lhe pedia um tijolo outro lhe dava barro; e assim por diante, até que o desentendimento geral fez com que todos se separassem.
Segundo o mito, esta história explicaria a origem dos idiomas da Humanidade.
Todo mito contém informações muito interessantes, que por vezes nos ajudam a compreender a realidade de uma época, e por outras chegam a nos servir de reflexão atual, como neste caso.
A suposta teoria de origem dos idiomas pode nos parecer absurda, mas podemos deixá-la de lado e prestar mais atenção à idéia do desentendimento, da confusão entre as pessoas.
Poderíamos dizer então que continuamos a não nos entender em muitas questões.
Nossas crenças religiosas, por exemplo, podem por vezes afirmar as mesmas coisas, de forma e com palavras diferentes apenas, e mesmo assim não conseguimos nos entender.
Temos todos um mesmo Criador, mas pelo fato de O chamarmos de formas diversas, não nos vemos como irmãos.
Lemos, por vezes, as mesmas lições, as mesmas passagens, mas não conseguimos ir além de nossa própria interpretação.
Ficamos amarrados nas pequenas diferenças que nos separam, sem perceber as grandes afinidades que nos unem a todos no Globo.
Falta-nos, em essência, humildade e fraternidade.
Humildade que nos faz perceber que não somos donos de uma verdade imutável, absoluta.
Humildade que nos faz ouvir a opinião do outro, e que a considera, que reflete sobre ela, antes de se posicionar decididamente contra.
Humildade que se esforça para melhorar a comunicação com os outros, em nome da harmonia, da paz.
O respeito é filho dileto da humildade.
Dar a cada um o direito de pensar como quiser, de ser como lhe aprouver, é ato de respeito.
A humildade nos faz combater idéias, sem precisar que entremos em embate pessoal em função dos pensamentos antagônicos.
A fraternidade, pela essência da palavra, nos proclama a agir como irmãos.
Agir como irmãos pressupõe amizade, consideração, carinho.
Ser fraterno significa tolerar em nome do afeto. Significa estar disposto a ajudar e predisposto ao bem, sempre.
A humildade e a fraternidade serão responsáveis pela conquista do entendimento nesta Babel dos dias de hoje.
Cada um pode fazer a sua parte. Cada ação, a favor da fraternidade, da união, é importante e necessária.
Se trabalharmos por não fazer de nosso lar, de nosso ambiente de trabalho, uma torre de desentendimentos, estaremos no rumo certo.
* * *
O Codificador do Espiritismo fez aos Espíritos a seguinte pergunta:
Procurando a sociedade, não fará o homem mais do que obedecer a um sentimento pessoal, ou há nesse sentimento algum providencial objetivo de ordem mais geral?
Ao que eles lhe responderam:
"O homem tem que progredir. Insulado, não lhe é isso possível, por não dispor de todas as faculdades. Falta-lhe o contacto com os outros homens. No insulamento, ele se embrutece e estiola."
Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não isolados...
Deus teria supostamente se irado com a ousadia humana, e assim fez com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo a que não se pudessem entender.
Sendo assim, quando um lhe pedia um tijolo outro lhe dava barro; e assim por diante, até que o desentendimento geral fez com que todos se separassem.
Segundo o mito, esta história explicaria a origem dos idiomas da Humanidade.
Todo mito contém informações muito interessantes, que por vezes nos ajudam a compreender a realidade de uma época, e por outras chegam a nos servir de reflexão atual, como neste caso.
A suposta teoria de origem dos idiomas pode nos parecer absurda, mas podemos deixá-la de lado e prestar mais atenção à idéia do desentendimento, da confusão entre as pessoas.
Poderíamos dizer então que continuamos a não nos entender em muitas questões.
Nossas crenças religiosas, por exemplo, podem por vezes afirmar as mesmas coisas, de forma e com palavras diferentes apenas, e mesmo assim não conseguimos nos entender.
Temos todos um mesmo Criador, mas pelo fato de O chamarmos de formas diversas, não nos vemos como irmãos.
Lemos, por vezes, as mesmas lições, as mesmas passagens, mas não conseguimos ir além de nossa própria interpretação.
Ficamos amarrados nas pequenas diferenças que nos separam, sem perceber as grandes afinidades que nos unem a todos no Globo.
Falta-nos, em essência, humildade e fraternidade.
Humildade que nos faz perceber que não somos donos de uma verdade imutável, absoluta.
Humildade que nos faz ouvir a opinião do outro, e que a considera, que reflete sobre ela, antes de se posicionar decididamente contra.
Humildade que se esforça para melhorar a comunicação com os outros, em nome da harmonia, da paz.
O respeito é filho dileto da humildade.
Dar a cada um o direito de pensar como quiser, de ser como lhe aprouver, é ato de respeito.
A humildade nos faz combater idéias, sem precisar que entremos em embate pessoal em função dos pensamentos antagônicos.
A fraternidade, pela essência da palavra, nos proclama a agir como irmãos.
Agir como irmãos pressupõe amizade, consideração, carinho.
Ser fraterno significa tolerar em nome do afeto. Significa estar disposto a ajudar e predisposto ao bem, sempre.
A humildade e a fraternidade serão responsáveis pela conquista do entendimento nesta Babel dos dias de hoje.
Cada um pode fazer a sua parte. Cada ação, a favor da fraternidade, da união, é importante e necessária.
Se trabalharmos por não fazer de nosso lar, de nosso ambiente de trabalho, uma torre de desentendimentos, estaremos no rumo certo.
* * *
O Codificador do Espiritismo fez aos Espíritos a seguinte pergunta:
Procurando a sociedade, não fará o homem mais do que obedecer a um sentimento pessoal, ou há nesse sentimento algum providencial objetivo de ordem mais geral?
Ao que eles lhe responderam:
"O homem tem que progredir. Insulado, não lhe é isso possível, por não dispor de todas as faculdades. Falta-lhe o contacto com os outros homens. No insulamento, ele se embrutece e estiola."
Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não isolados...