quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUEM ME DEU ESTE PRESENTE?

Alguns dias antes do Natal, levei para revelar um rolo de filme de uma viagem recente que eu tinha feito com meu amigo Jack.

Eu tinha uma hora até que as fotos ficassem prontas. Aproveitei e enquanto fazia algumas compras de última hora, eu pensava em ver todo o mundo em nossa anual reunião de família. Era bom, mas eu não podia deixar de sentir que o Natal não era mais o mesmo desde que minha avó partira, em 1995.

A família inteira se reunia na pequena casa de Nana. Éramos tantos que tínhamos que revezar para comer, mas conseguíamos nos aglomerar na sala de Nana para abrir nossos presentes em volta da árvore. Nana ficava sentada em sua cadeira de balanço, sorrindo enquanto via a animação dos netos.

Ah se eu pudesse, pelo menos mais uma vez, ver um Natal maravilhoso na casa de Nana, eu pensei melancolicamente.

Acabei minhas compras e peguei minhas fotos. No caminho até o carro eu abri o envelope. Eu não podia acreditar em meus olhos. Sobrepondo-se à paisagem estava a imagem de Nana sentada em sua cadeira de balanço segurando um presente de Natal. Folheei o resto das fotos. Todas em dupla exposição, mostrando a minha família celebrando o Natal na casa de Nana. Como tinham ido parar naquele rolo de filme?

Logo que cheguei em casa eu liguei para Jack.
- Eu achei este rolo no chão de seu carro então o carreguei em sua câmera. Ele disse. - Achei que você o deixara cair sem perceber. De quando são estas fotos?

Olhei as fotografias mais atentamente. Lá estava Nana. E vovô... que tinha falecido há 10 anos.
- Me parece ser do Natal de 1989. Eu disse.

Jack assobiou,
- É um filme bem velho! E faz tempo que você não olha debaixo do banco de seu carro!
- Mas, Jack, de onde vieram? Eu só tenho esse carro há dois anos.

Creio que Deus deu um ligeiro sorriso nesta hora pois ele sabe quem mandou o presente.

Tradução de SergioBarros
do texto de Teresa Atkins

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?