terça-feira, 26 de abril de 2011

Contra quem lutamos?

Um ermitão, uma destas pessoas que por amor

a Deus se refugiam na solidão do deserto,

do bosque ou das montanhas para dedicar-se

somente à oração e à penitência, muitas

vezes reclamava que tinha muito que fazer.


Lhe perguntaram como era possível que em

sua solidão tivesse tanto trabalho.


- Tenho que domar dois falcões,

treinar duas águias, manter quietos

dois coelhos, vigiar uma serpente,

carregar um asno e sujeitar um leão.

- Não vemos nenhum animal perto do local

onde vives.
Onde estão estes animais?
O ermitão então explicou:


- Estes animais todos os homens têm,

vocês também...

Os dois falcões se lançam sobre tudo

o que aparece, seja bom ou mau.

Tenho que domá-los para que só se fixem

sobre uma boa presa.

São meus olhos.
As duas águias ferem e destroçam com suas

garras.
Tenho que treiná-las para que sejam úteis e

ajudem sem ferir.

São minhas mãos.
Os dois coelhos querem ir onde lhes agrada,

fugindo dos demais e esquivando-se das

dificuldades.
Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos mesmo

que seja penoso, problemático ou desagradável.


São meus pés.
O mais difícil é vigiar a serpente, apesar dela

estar presa numa jaula de 32 barras.
Está sempre pronta para morder e envenenar

os que a rodeiam, mal se abre a jaula.

Se não a vigio de perto, causa danos.


É minha língua.
O burro é muito obstinado, não quer cumprir

com suas obrigações.
Alega estar cansado e se recusa a transportar

a carga de cada dia.


É meu corpo.
Finalmente, preciso domar o leão.
Quer ser o rei, o mais importante;

é vaidoso e orgulhoso.


É meu coração.
Portanto, há muito que fazer...

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?