quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ACABE TUDO O QUE COMEÇAR


Exerça seu direito à ambição, mas lembre-se de que só
iniciativa não basta: é preciso ter “acabativa”

            Eu queria retomar o tema da ambição, que já discutimos antes. Vimos que, ao contrário de ganância, ambição é um direito do ser humano, de querer uma vida sempre melhor, independente da classe social ou econômica. Mas não é só. A ambição é também o começo de tudo.
            Parece exagero essa afirmação, mas observe tudo a sua volta: mesa, cadeira, televisão, computador. Tudo isso foi criado primeiro na mente de alguém. Essa revista? Também. Antes de existir, alguém teve de pensar nela. Ambição é fazer algo que ainda não existe. Porque ninguém cria nada ou constrói nada de novo se não tiver ambição.
            Experimente afundar uma bola em uma piscina e soltá-la: imediatamente ela vem à tona, porque é da natureza dela subir. Assim também é a ambição. Você não pode, a não ser por um certo tempo, manter lá em baixo um indivíduo que tenha talento, que tenha habilidade. Chega uma hora, ela sobe. A única pessoa que pode manter você lá embaixo o  tempo todo é você mesma. Então é importante refletir e pensar bem sobre isso porque, às vezes você é a principal responsável por esta se segurando em baixa.
            Quando aumenta sua ambição, aumenta sua possibilidade de sucesso.
            Você também encontra pessoas ambiciosas, que têm idéias, mas que, apesar disso, não conseguem progredir. Parece que nada dá certo para elas. Ë que, muitas vezes, a ambição é atropelada pela ansiedade. Ambição e ansiedade não combinam, resultando sempre em frustração. Para evitar isso, o segredo é não querer fazer tudo de uma só vez – mesmo porque você não vai conseguir -, mas manter-se ambiciosa em cada etapa do que está fazendo. Assim, você dá tempo ao tempo e  cria oportunidades para que sua ambições se transformem em realidade. Em outras palavras, só iniciativa não basta – é preciso ter “acabativa”. Isso significa capacidade de ir até o fim do que você começa.
            Muitas pessoas deixam de realizar alguns desejos porque acham que eles não estão a seu alcance. “Ah, isso é impossível”, dizem. Então, lembre-se: impossível é o que ninguém faz, até que alguém faça. Antes de Santos Dumont era impossível um aparelho mais pesado do que o ar sustentar-se acima do chão. Hoje, você nem nota os aviões passando no céu. Você viaja de avião como parte de seu cotidiano. Então, o que hoje é impossível na sua visa é impossível somente por causa do paradigma em que você vive. Se aumentar sua ambição, tiver uma estratégia e conhecer as regras do jogo, o que hoje você acha impossível vai se tornar possível, tanto na sua vida pessoal como profissional.
            Outros, para justificara falta de ambição, argumentam: “Ah, eu tenho muitos problemas”. Esquecem que os problemas estão em toda parte, e que a vida é mesmo um problema atrás do outro. Só que, se eu tirar os problemas da sua vida profissional, acaba sua profissão. Se eu tirar os problemas  de sua empresa, acaba sua empresa. Se eu tirar os problemas de sua casa e sua família, acabam sua casa e sua família. Sabe por quê? Porque os problemas fazem parte da ambição. Para Ter ambição, você tem, de antemão, de saber que vai, de saber que vai Ter problemas. O segredo então não é se livrar deles, mas aprender com eles e desenvolver sua capacidade de administrá-los.

Lair Ribeiro.

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?