quinta-feira, 14 de março de 2013

A Amiga Secreta - Mário Prata

A pizza existe desde César, portanto antes de Cristo. Quando Colombo voltou para a Europa e levou os tomates, era tudo o que faltava. E, com as pizzas, vieram as pizzarias.
Tenho um amigo, o Daniel Funtes, que afirma categoricamente que as pizzarias foram criadas com o único objetivo de ali se realizarem as festa de amigos secretos. Novembro e dezembro e as pizzarias pululam de presentes, abraços e discursos completamente etilizados.
Os amigos secretos também são antigos. Dizem que Judas era o amigo secreto de Jesus na famosa ceia de confraternização. Não se sabe se rolou pizza, além do vinho e do pão. Provavelmente sim.
E agora é a época dos encontros dos amigos secretos das firmas. E eu saio todo dia, almoço e jantar, à procura destes encontros. Sou apaixonado por festas deste tipo. Chego antes, vejo aquela mesona enorme, confirmo com o garçom e sento numa mesa bem próxima, de costas, pronto para ouvir toda a eufórica baixaria. Começam sérias, como convém, mas cerveja vai, caipirinha vem e aquelas pessoas que passam um ano quase sisudas uma diante da outra, vão se soltando. E os discursos? E as caras de surpresa? Dizem que num bom encontro de amigos secretos, todos já sabem quem é amigo de quem. E, em alguns casos, até o que vão ganhar. Sempre tem uma fofoqueira na empresa que sabe de tudo, de todos. E matraca.
A primeira coisa a fazer é brincar de tentar descobrir de onde vem aquela turba ali atrás de mim, que eu olho de soslaio. Banco? Firma de internet? Loja? Telefonistas? Contadores, despachantes ou dentistas? Quase sempre erro.
Contei isto para a minha terapeuta e ele me explicou que era inveja. Porque eu não tenho firma, não tenho patrão, não tenho empregados. Portanto, nunca foi participar de uma reunião deste tipo. Não tenho nenhum amigo secreto e nunca vou ter. Sou um profissional isolado. Pode ser que ela esteja certa. Talvez ali eu esteja procurando a minha turma, alguém para me dar um presentinho, um isqueiro bic, que seja.
Mas o que eu nunca entendi é porque se chama amigo secreto e não amiga secreta. São elas que organizam, são elas que ficam mais entusiasmadas nas festas. São elas, inclusive, que compram os presentes dos próprios amigos não secretos. Elas que escolhem a pizzaria que mais lhes convém.
O bom mesmo é dar presentes fora da pizzaria, fora do fim do ano, para a ou as nossas amigas secretas. Qual é o homem que não tem uma amiga secreta?
É o caso de um conhecido meu – casado – que tinha uma amiga secreta permanente. Um dia ele pediu – com a maior cara de pau - para a própria esposa escolher uma jóia para a amiga secreta, alegando que era para a festa da firma, e a amiga secreta que caiu para ele era da diretoria. Precisava agradar. Pois a esposa pegou uma jóia dela mesma, cafona, mas aparentemente valiosa, deu um trato, embrulhou bem bonitinho e inocentemente entregou para o seu marido.
Só que o marido não levou em conta que a amante trabalhava na mesma firma da esposa. Claro que ele sabia, mas não poderia imaginar o desenrolar da coisa. E, no dia da festa da firma da esposa, na pizzaria, a amante deu a mesma jóia (com o mesmo papel de embrulho) para a mulher traída.
O resto você pode imaginar no que deu.

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?