sexta-feira, 15 de março de 2013

Dicas para a hora de dormir:


Ambiente propício - O local do sono deve ser utilizado exclusivamente para dormir e ter relações sexuais. Em outras palavras, não leve problemas para a cama. O espaço também não pode absorver ruídos, não deve ter muita claridade, nem frio ou calor excessivos.
Na hora certa - Mantenha horários regulares para dormir e acordar. Logo o organismo vai se adaptar ao ritmo e irá condicioná-lo a se deitar no tempo estabelecido.

Ducha - Invista num banho morno antes de dormir, para dilatar os vasos sanguíneos e relaxar a musculatura.

Fuja dos estimulantes - Evite o consumo de substâncias que possam excitar o sistema nervoso, como bebidas que contêm cafeína, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas. 

Xícara de chá - O hábito de preparar um chá antes de dormir recebeu aval científico. Desde que a bebida não contenha cafeína, como o preto e o mate. Fazem parte da lista melissa, capim-limão, camomila e lúpulo. Para as noites de insônia, o médico recomenda ervas com ação mais intensa, como valeriana, kava e passiflora.

Travesseiros com cheiro - Pesquisas já demonstraram que aromas produzem efeitos no cérebro. Até agora, a essência mais estudada para ajudar a dormir é a lavanda, que tem ação calmante e antidepressiva.

Jantar leve - Nada de gula antes de deitar nem de ir para a cama de estômago vazio. É importante comer algo leve antes de dormir, como uma barra de cereal. Isso porque taxas baixas de glicose atrapalham o sono.

Leite - Uma xícara de leite morno ajuda, já que a bebida tem triptofano, substância que dá sensação de bem-estar. 

Embalar o sono - Alguns sons reduzem os batimentos cardíacos e acalmam a respiração. Jazz e música de orquestra são os estilos mais indicados. 

Acessórios - Máscaras e tampões de ouvidos podem ser aliados importantes para fugir da luz e dos barulhos.

Nada de água - Procure se hidratar durante o dia, tomando de dois a três litros de água. Beber água à noite dá vontade de ir ao banheiro e interrompe o sono. 

Adeus, despertador - Não é aconselhável acordar quando está dormindo. É preciso despertar quando o organismo dá o sinal.

Mexa o corpo - Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente e, assim, relaxar e dormir. Durante a atividade física o cérebro fica em estado de repouso, por isso quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental. 

Sexo - As relações sexuais apaziguam o espírito, relaxam o corpo e trazem uma boa noite de sono.

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?