quinta-feira, 17 de julho de 2014

Curiosidades sobre a Laranja e tomate em crochet na cozinha da Barbie


Curiosidades sobre a Laranja e tomate em crochet na cozinha da Barbie

Curiosidades sobre a Laranja e tomate em crochet na cozinha da Barbie

Curiosidades sobre a Laranja e tomate em crochet na cozinha da Barbie

Curiosidades sobre a Laranja e tomate em crochet na cozinha da Barbie

Curiosidades sobre o Tomate


Originário da América, o tomate era desconhecido dos europeus. Foi introduzido na Europa somente em meados do século XVI. No início, porém, os europeus o usavam apenas como enfeite de mesa.


Ainda existem controvérsias sobre quem começou a cultivar o tomate. Alguns estudiosos afirmam que os primeiros tomateiros foram cultivados pelos incas; outros, por sua vez, afirmam que o tomate foi plantado e consumido primeiro na América Central.

Chamado na Áustria de maçã-do-paraíso e na Itália de maçã-do-amor, o tomate foi, durante muito tempo, usado como ingrediente do elixir do amor.

A palavra tomate vem de tomatl, o nome que tinha entre os astecas.

Os italianos foram os primeiros europeus a consumirem o tomate, chamando-o de pomo d'oro (pomo de ouro). Vem daí o nome do molho de tomate Pomodoro, marca muito consumida no Brasil.

São cultivadas mais de 10 variedades de tomates no Brasil.

O tomate é atualmente usado como remédio para infecções no rins, inflamações, artrite e até para curar ressacas.

Estudos feitos nos Estados Unidos apontam o tomate como um ótimo alimento contra o câncer. Segundos os pesquisadores, homens que consomem tomate com regularidade tem 23% menos chances de ter câncer.

Os caules e folhas do tomate contêm glicoalcalóides, toxinas que podem provocar nervosismo e transtornos gastrointestinais.

O catchup é um condimento à base de tomates usado em lanches do tipo fast-food. Acredita-se que seu nome venha do chinês “ketsiap”, que significa molho.

Foi em Nápoles que nasceu a primeira pizza redonda de que se tem notícias. O inventor foi o pizzaiolo Rafaelle Sposito, que usou as cores da bandeira italiana - o branco do queijo, o verde do manjericão e o vermelho do tomate - e lhe deu o nome de Margherita – uma homenagem à rainha de mesmo nome.

Já ouviu falar em vinho de tomate? Pois é, ele foi inventado pelo canadense Pascal Miche, que alega vender 34 mil garrafas do produto por ano.

O maior produtor de tomate do Brasil é o estado de São Paulo, com 1/3 da produção. O detalhe é que são tomates para salada (ou tomate de mesa). O maior produtor de tomates para a indústria é Goiás.

O tomate é um dos 10 hortifrutis com maior quantidade de agrotóxico. Os outros são: pimentão, uva, morango, couve, abacaxi, mamão, alface e beterraba.

Uma última curiosidade: o tomate é um “fruto”.

Curiosidades sobre a Laranja

Em alguns países a laranja é conhecida como maçã chinesa. Durante a Idade Média, a laranja era saboreada, apenas, por imperadores, nobres e eclesiásticos. 

A casca da laranja é formada por uma grande quantidade de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos é formada por limonemo, substância inflamável e volátil, que confere a laranja o seu cheiro característico. 
O óleo das flores e folhas da laranja é utilizado na fabricação de perfumes, essências e chás. O bagaço é empregado na produção de ração para o gado enquanto que casca entra na preparação de geleias e licores.

A palavra laranja vem do persa narang, através do árabe naranya.
A laranja é nativa do sul da China e as primeiras plantas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses. 
Vários relatos antigos sobre o Brasil citam as laranjeiras em seus conteúdos, destacando a qualidade e o sabor de nossos frutos como inigualáveis.
O primeiro pomar comercial foi instalado em Limeira estado de São Paulo.
O Brasil é hoje o maior produtor e exportador de suco de laranja e de seus subprodutos do mundo. A laranja é a segunda fruta mais procurada e apreciada pelo homem. 
A laranjeira é uma planta de origem clonal, ou seja, a reprodução sexuada ocorre em raríssimos casos (é recessiva).

As plantas comerciais são todos clones, mesmo as oriundas de sementes, cuja germinação se dá a partir do nucelo e não da gema.

Graças a sua composição açucarada e ligeiramente ácida, a laranja estimula o paladar, abre o apetite e favorece a secreção do suco gástrico e da bílis.

A vitamina C presente na laranja se oxida e se perde com muita facilidade, o processo inicia logo quando a polpa entra em contato com o ar.

A laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides, que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue. A laranja, dentre muitos outros benefícios, pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer e infarto.

E para aquelas que são fãs da boneca Barbie, e como eu, possuem uma nostalgia dos tempos em que brincava sentada, horas a fio com essas bonecas, espero que gostem, beijokas...

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?