Este Square circle apesar de parecer antagônico ser chamado dessa maneira é um motivo ótimo para ser incluído em quadradinhos em crochet...e um pouco do livro que usei como fundo para as minhas fotos...vale a pena ser lido é ótimo...
O Universo numa Casca de Noz" é um best-seller escrito pelo matemático, astrofísico e doutor em Cosmologia pela Universidade de Cambridge, o inglês Stephen Hawking, no qual ele expõe várias de suas ideias acerca do cosmos e sua história em meio à apresentação das ideias encerradas em diversos segmentos da física teórica; ideias que abrangem desde as cientificamente estabelecidas até aquelas que encontram-se atualmente nas fronteiras do conhecimento humano, lutando por um lugar à luz da ciência.2
O livro foi vencedor do The Aventis Prizes for Science Books de 2002.3
Hawking procura esclarecer ao público leigo os conceitos e as variantes encontrados no universo da Física e da Matemática, complementando seus argumentos com imagens coerentes e práticas.
Tais imagens ainda são acompanhadas de breves explicações, promovendo uma maior assimilação dos conceitos devido a limpidez e objetividade com a qual as pequenas considerações e explicações são elaboradas.
O leitor é apresentado a gênios responsáveis pelos muitos avanços da Física bem como a seus trabalhos, dando-se grande destaque à física teórica e moderna. Albert Einstein, Richard Feynman, James Maxwell, Max Planck, Roger Penrose, Isaac Newton, Edwin Hubble, Grassman e outros são alguns dos estudiosos que figuram no livro.
As ideias e contribuições teóricas ou experimentais dessas e de outras personas de renome da ciência, a citarem-se por exemplo a experiência de Michelson-Morley, o paradoxo dos gêmeos, a constante cosmológica, os buracos negros, a teoria quântica, a singularidades, o princípio da incerteza, o conceito de tempo, a teoria de Yang-Mills, a álgebra de Grassmann, as teorias das cordas, das "p-branas", da supergravidade com 11 dimensões, a teoria do tempo imaginário, a holografia, considerações acerca da entropia e muito mais, são também muito bem explanadas pelo professor Hawking. Roger Penrose é particularmente muito citado por ser parceiro do autor em muitas de suas teorias e descobertas como a dos Teoremas de singularidade Penrose-Hawking.
Em suma, o livro proporciona ao leitor um contato com o universo das conjecturas da físicas modernas, abordado de uma maneira em que um leigo consiga extrair um pouco das principais ideias por outros há muito ou recentemente propostas, bem como as estudadas atualmente pelo próprio Hawking.
Tais ingredientes juntos fazem do best-seller de Hawking a noz onde encontra-se um colossal universo, literalmente um "universo numa casca de noz"; capaz de existir em poucas páginas que narram, ao fim, uma breve história dos tempos - imaginário e real.
"Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito..." (William Shakespeare, "Hamlet",ato 2,cena 2)