sábado, 22 de fevereiro de 2014

Blogueiras dizem NÃO ao plágio!!!


Olá meninas...
Depois do triste episódio de ontem, ficou muito claro que muitas pessoas não sabem o que é plágio, o que é cópia, o que é crime?
Pensando nisso e com a cabeça bem mais tranquila, depois que o site plagiador tirou do ar o meu conteúdo e de todas as blogueiras do ar, posso explicar por que plágio é crime.


Tipos de plágio:

1. Direto ou Integral - Segundo Ken Kirkpatrick, "consiste em copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor."
2. Parcial - Segundo Lécio Ramos, o plágio parcial é a "‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras."
3. Conceitual -  Para Lécio Ramos, é a "utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."
4. Plágio Mosaico - Para Ken Kirkpatrick esse é o tipo de plágio mais comum. Ele explica que "este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original. Esses parágrafos ou frases não são citações, mas estão tão próximas de ser citações que eles deveriam ter sido citados ou, se eles foram modificados o bastante para serem classificados como paráfrases, deveria ter sido feito referência à fonte.
5. Autoplágio - Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".

Plágio na Internet é Crime - A pena, além dos valores processuais ou multa, pode incluir reclusão de 1 a 4 anos.
Plágio na Internet pode implicar em processo -  O plágio na internet pode ser resolvido de forma amigável ou não. Na forma amigável o plageado pode simplesmente mandar um e-mail solicitando a retirada imediata do conteúdo do site sem implicar em nenhuma outra consequência. Todavia, se o outro lado se sentir realmente lesado pela cópia pode exigir, além da retirada do conteúdo do ar por meio de um comunicado formal, uma indenização por danos morais em um processo que pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 15.000,00 mais as custas de advogados e outras taxas.
Copyright Office Basics – Seção de conceitos básicos do Site Oficial de Copyright do Governo dos EUA; em inglês ou espanhol.

Copyright – Todos os Direitos Reservados

Essa é a licença do direito autoral tradicional; o que significa na prática é que nenhuma parte do seu trabalho pode ser utilizada sem a sua permissão expressa. Quem opta por esta licença – como eu – não permite cópia ou redistribuição de seu material, nem mesmo nos casos em que a fonte/autor é indicada.

Por exemplo: você não pode copiar meus posts e publicá-los em sua página, mesmo que coloque um link indicando de onde retirou o material. A menos que eu lhe dê permissão para fazê-lo, isso constitui violação de direitos autorais (contrafação).

Vejam também a postagem sobre plágio da Sônia Maria que participou, assim como eu e demais blogueiras ativamente nesta campanha...

Fonte
Fonte

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?