terça-feira, 30 de julho de 2013

Para refletir na vida vida e como nos relacionamos uns com os outros.

O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés
no assoalho da casa.

Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta,
ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.

Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado.
Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:

"Pai estou com muita raiva.
O Juca não deveria ter feito aquilo comigo.
Desejo tudo de ruim para ele."

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta,
calmamente, o filho que continua a reclamar:

"O Juca me humilhou na frente dos meus amigos; não aceito;
gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola."

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde
guardava um saco cheio de carvão.

Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado.
Zeca viu o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma
pergunta, o pai lhe propõe algo:

"Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que esta secando no
varal é o seu amiguimho Juca e cada pedaço de carvão é um mal
pensamento seu, endereçado a ele.

Quero que voce jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço.
Depois eu volto para ver como ficou."

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pos mãos à obra.
O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços
acertavam o alvo.

Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino lhe pergunta:

"Filho como esta se sentido agora?"

'Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de
carvão na camisa."

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela
brincadeira, e carinhoso lhe fala:

"Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
"O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um
grande espelho onde pode ver seu corpo todo.

Que susto!
Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.
O pai, então, lhe diz ternamente:

"Filho, voce viu que a camisa quase não se sujou:
mas, olhe só para voce.

O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu.
Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos
pensamentos, a borra, os resmungos, a fuligem, ficam sempre em nós..."

É por isso que Deus nos fala na Bíblia:

"Se voce não quer se meterem dificuldades, tome cuidado
com o que diz."
"Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade
sem muralhas."
"Quem controla suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra
que é inteligente.
Até o tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado."
"Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria
vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo."

Peça agora a ajuda de Deus para não se"sujar com os carvões da vida"!

O que acham do meu Naninha Cachorrinho?