Há algum tempo queria tecer uma almofada bem colorida e redonda, mas quando pensei que ela poderia ser tecida em espiral, achei que ficaria muito mais interessante, bem colorida, e em cada lado desta almofada existe uma gama de cores, para não enjoar poltrona nenhuma e muito menos a dona da poltrona.
Essa almofada está disponível na minha loja, visite-a acessando ---->>>
E para trabalhar com cores deve-se ter um certo cuidado, não é tão simples quanto parece e abaixo coloco alguns Círculos de cores que sempre ajudam a guiar meu trabalho.
Coloco abaixo algumas informações importantes sobre as cores:
- Cores primárias: as cores primárias dão origem a todas as outras cores que são compostas pelo vermelho, azul e amarelo.
- Cores secundárias: as cores secundárias surgem com a mistura de duas cores primárias como, por exemplo, a cor laranja que nasce da mistura entre o vermelho e o amarelo; a cor verde que nasce da mistura entre o azul e o amarelo; e a cor violeta que nasce da mistura entre o vermelho e o azul.
- Cores terciárias: as cores terciárias resultam da união entre cores primárias e secundárias como, por exemplo, a cor turquesa que nasce da mistura entre o azul e o verde; a cor verde limão que nasce da mistura entre o amarelo e o verde; e a cor encarnada que nasce da mistura entre a violeta e o vermelho. As restantes três cores terciárias não têm nenhum nome específico, sendo simplesmente uma mistura de vermelho-laranja, amarelo-laranja e azul-violeta.
Todas as tonalidades presentes na roda das cores relacionam-se de duas maneiras:
- Cores complementares: estas são as cores que, no Círculo, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. No entanto, esta distância não significa que não possam ser combinadas, pelo contrário, o seu efeito aparentemente contrastante produz um realce visual muito agradável na decoração.
- Cores harmoniosas: estas são as cores que encontramos encaixadas entre as cores primárias como, por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta azul que, embora diferentes, mostram claramente que pertencem à mesma família de cores. Embora apresentem uma certa harmoniosidade, também precisam ser combinadas de forma cuidadosa.
Consideramos uma parte do Círculo como tendo as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra com cores mais frias (violeta, azul, verde), o que é perfeito para atingir o desejado equilíbrio colorido. Por exemplo, se a sua paleta de cores estiver centrada no azul, pode aqueça-la um pouco com a sua cor complementar – o laranja.
Porém, a utilização de duas cores complementares da mesma intensidade pode produzir um efeito visual muito ruidoso, onde ambas as cores estão exigindo a mesma atenção.
Para solucionar esta questão, basta reduzir ou aumentar a intensidade de uma das cores complementares – neste caso seria o laranja, podendo aplicar um tom mais suave como um laranja queimado ou claro, que são ambas cores harmoniosas.